segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Jesus é missão, a vida é missão, a Igreja é missão


Compreender a missão não como necessidade histórica, mas como essência gratuita de Deus Amor, significa para o discípulo adoção de uma prática a exemplo da vida de Jesus: de proximidade aos outros. Deus é Missão. Deus revela em Jesus seu rosto profundamente humano na aproximação a qualquer condição humana.
Jesus convida qualquer pessoa, povo, sociedade a repensar Deus a partir dEle próprio, dessa sua vida e dessa sua missão, como Filho de Deus e Filho do Homem: “a todos nos toca recomeçar a partir de Cristo” (DAp 12). A vida é missão. Viver a partir dos princípios evangélicos, é antes de tudo criar novas relações, nas quais a vida digna seja garantida. A Igreja é missão. Costuma-se falar muito hoje em estado permanente de missão, isto é bom, porém, sem esquecer-se do estado permanente de conversão, pois a missão é de Deus e os missionários e missionárias, são apenas instrumentos, que precisam serem afinados com avontade do Pai. “Eu e o Pai somos um”, falou Jesus.
Nas atuais circunstâncias do cenário eclesiástico, quem sabe poderíamos dizer que a primeira conversão toca às “estruturas mentais”, se assim for, a segunda toca o coração das pessoas, sua capacidade de se deixarem tocar e interpelar pelas situações. A ação missionária nasce sempre de uma compaixão, que por sua vez surge de uma visão e de uma escuta, “Eu vi, ouvi a aflição do meu povo e desci para libertá-lo (Ex 3, 7-8).
É preciso, portanto, sair de si mesmos para pôr-se nessa profunda atenção da realidade. Estamos iniciando o mês de outubro, época em que a Igreja convida a todos dar maior visibilidade às suas ações ordinárias, pois sua identidade é configurada por estas ações. Daí a grande responsabilidade de cada batizado: cuidar da natureza da Igreja. Esta atenção focada para missão, com data mais ou menos determinada, surgiu para intensificar cada vez mais a consciência missionária. Longe da idéia de reduzir a missão no mês de outubro, mas, ao contrário, ganharmos forças para irradiar toda a Igreja e todos na Igreja com a alegria de
sermos discípulos (as) missionários (as) de Jesus Cristo.
Este já é o 85º aniversário do dia mundial das missões. Desde 1926, com a instituição do Dia Mundial das Missões pelo papa Pio XI, intensificou-se em toda a Igreja, e em todas as Igrejas particulares, o apelo de renovar e direcionar o próprio ardor e vida missionária para além das próprias fronteiras, em dimensão universal. A V Conferência do CELAM, realizada em 2007 em Aparecida, fez um apelo forte, no sentido de que toda Igreja, todos os batizados, se tornem disciscípulos missionários de Jesus Cristo. Que aumente em todos a consciência missionária, de modo que se alarguem os horizontes da missão. 
Para ajudar nesta caminhada, a Igreja no Brasil, preparou a Campanha Missionária. Esta iniciativa é desenvolvida pelas Pontifícias Obras Missionárias, juntamente com as forças vivas missionárias que fazem parte do Conselho Missionário Nacional, COMINA, prepara e distribui cada ano para todas as dioceses, subsídios, entre eles, cartazes, novenas, DVDs com testemunhos de missionários presentes em vários lugares do mundo, pequenos folhetos para os quatro domingos do mês, em fim, um excelente subsidio de reflexão sobre a missão.

A Campanha Missionária, sempre é motivada a partir de tema e lema, que por sua vez, dar continuidade ao tema e lema da Campanha da Fraternidade de cada ano, isto para firmar cada vez mais o espírito de comunhão no seio da Igreja. Para este ano de 2011, "Missão e Ecologia"  é o tema, e como lema, "A misericórdia de Deus é para todo ser vivo" (Eclo 18,12b). Para os organizadores a Campanha Missionária 2010 foi mo positiva a reunião com  destaque para a produção da Novena em DVD que popularizou o tema e sensibilizou as comunidades. Segundo as POM, entre outros subsídios, foram distribuídos 120 mil exemplares  do livrinho com a Novena e 12 mil cópias do DVD para todas as paróquias do Brasil.
Um dos grandes desafios na Campanha, continua sendo o de garantir a distribuição do material. O mesmo é enviado ainda no primero semestre para cada diocese, isto o diretor das POM garante, o que nem sempre acontece com a mesma intensidade, é o repasse das dioceses às paróquias. Porém, é uma questão de tempo e de crescimento da consciência missionária. E isto vem melhorando a cada ano. As coletas do Dia Mundial das Missões, recolhidas pelos Diretores Nacionais das POM das nações, constituem o Fundo Universal de Solidariedade para financiar projetos de evangelização em diversos países do mundo. Neste sentido somos todos convidados a vivermos a cooperação missionária, a partir da nossa pequena comunidade para o mundo. É no coração da humanidade que somos chamados a viver missionariamente o nosso batismo, pois dificilmente encontraremos outro caminho para viver este sa ramento, a não ser pelas estradas missionárias, que nos levam a participar de maneira profunda da vida de todos os povos. “Eu vim para que todos tenham vida” (Jo 10,10).

Autor/Fonte: Pe. José Altevir da Silva, CSSp

Nenhum comentário:

Postar um comentário