sábado, 14 de maio de 2011

Sementes do JEM no Acre.




                                                                          Desde que nasceu a ideia de se formar um movimento de jovens com uma espiritualidade espiritana, os membros do Distrito do alto Juruá não têm cruzado os Braços. Encontros para fazer conhecer a JEM Têm sido realizados. Neste primeiro momento, nas Paróquias espiritanas.

 que é a “JEM”?
A “JEM” não é um novo grupo de jovens, nem (e nunca pode ser) uma substituição da Pastoral da Juventude (PJ) local. É importante, desde o inicio, precisar que a “JEM” é um desejo literalmente de acordo com as orientações da Pastoral da Juventude da Igreja do Brasil (PJB) e tem como base a participação ativa do jovem na Igreja-Comunidade- Local.
A pretensão da “JEM” é simples: propor aos jovens e aos grupos de jovens existentes um jeito missionário participativo de expressão da sua fé segundo o carisma da Congregação do Espírito Santo. Na verdade a “JEM” quer ser uma rede de articulação solidária entre grupos de jovens que querem conhecer melhor e se identificar com a espiritualidade missionária da família espiritana.

Como que é?
A “JEM” precisa do jovem ativamente inserido na sua comunidade local para existir. Por isso, a nossa proposta é simplesmente um convite para os jovens viverem missionariamente, segundo o carisma espiritana, a sua caminhada paroquial.
Ao mesmo tempo, o jovem precisa ter consciência da particularidade e da originalide que a sua pertença na família da “JEM” lhe proporcione. É preciso ter clareza que ser da “JEM” é como uma viagem em que a disposição, a disponibilidade, uma boa orientação,o comprometimento e a vontade real de caminhar com outros são os principais elementos para chegar ao porto seguro.

Quem pode ser da “JEM”?
Para um jovem ou grupo ser da “JEM” é necessário identificar-se com a espiritualidade espiritana, enquanto sendo um membro ativo da comunidade paroquial local. Isso quer dizer que o jovem ou o grupo não precisa sair do seu ambiente, mas se compromete a ser uma presença missionária espiritana na sua própria comunidade ou paróquia. Para ser da “JEM”, o jovem ou o grupo de jovem tem que se comprometer a estar sempre “perto de quem precisa”. A passagem do Bom Samaritano é um bom exemplo.

Alguns Objetivos da “JEM”
- Fazer conhecer, no meio da juventude, o carisma missionário espiritano baseado nos três pilares da disponibilidade, do serviço aopróximo e da inculturação.
- Fazer que os jovens das áreas de missão espiritana se identificam com o jeito missionário espiritano de servir na Igreja e na sociedade.
- Criar novos laços (uma rede de partilha) entre os grupos de jovens dos lugares de missão onde atuam os missionários espiritanos.
- Fazer com que os jovens das áreas de missão dos espiritanos possam apostar as suas vidas nos valores evangélicos do amor a Deus e ao próximo.


ObS; Contato
 Pe.Aureliano Paróquia Nossa Senhora Aparecida cruzeiro do Sul. 99473977- 81182716.
Tarauacá Pe. Silvester, paróquia São José. 68 3462-1408