domingo, 11 de julho de 2010

Homilia do dia 11 de Julho de 2010

Quem é o teu próximo?





É comum e já nos é familiar a expressão “bom samaritano”. Normalmente recebe está designação, qualquer pessoa que tenha um coração aberto para dar e se dar aos irmãos, sem nada pedir em troca. Encontrar um bom samaritano quando se anda perdido, quando se está acorrentados pelas prisões deste mundo, quando estamos feridos, quando formos agredidos ou assaltados, é a melhor coisa que todos nós desejamos.

Hoje com a parábola do bom Samaritano, Jesus nos ensina sobre o amor fraterno; como ponto fulcral da prática Cristã. E as leituras apresentam dois aspectos fundamentais:
O que é amar e aquém se dirige o nosso amor?

Olhemos que a parábola de Jesus, vai muito além do que imaginamos, porque o Samaritano não é simplesmente aquele que parou para atender aquele homem abandonado e ferido á beira do caminho. Jesus coloca o samaritano com relação aos representantes máximos da religião Judaica, o Sacerdote e o levita. O samaritano é aquele considerado pecador e impuro e, é precisamente ele que faz vontade de Deus e como Deus quer. É ele que se faz próximo de um irmão necessitado, sem saber quem é e de onde vinha.

Amar é isso: é se fazer  próximo de quem  necessita de nós. E a ele a quem o nosso amor se dirige.
Na verdade, Jesus ao falar desta parábola, Ele quer tecer “costurar” a nossa relação com Deus. Quer nos mostrar que aproximação ao irmão necessitado é muito, mas importante que o culto oficial litúrgico. Muito mas valioso que oferecer sacrifício e orações, é adorar Deus no irmão ou irmã que sofre, seja qual for o motivo. Jesus convida todos a viver a sua relação com Deus no encontro do dia a dia, isto, com os nossos irmãos. Quando assim procedermos, somo capazes de dizer que amamos a Deus. Como escreve João: quem diz que ama a Deus e não ama o Irmão este, seja considerado mentiroso.  O mandamento de Deus, não está longe de nós, ele está tão ao nosso alcance como estão os nossos irmãos e irmãs. Aproximemo-nos deles e nos interessemos de todo coração por eles, acompanhando-os em suas necessidades.