I Rs.19,16b.19-21
Sl. 15(16),1-2a.5.7-8.9-10
Gl 5,1.13-18
Lc. 9,51-62
O que é seguir Jesus?
A Idéia de seguir Jesus nos leva a pensar naquilo que chamamos vocação. Todos nós a partir do batismo somos chamados por Jesus para segui-lo. É verdade que Jesus chama a todos, mas dá a cada um, um modo diferente de seguir e assumir uma nova vida na igreja.
Assim a primeira leitura narra à vocação do profeta Eliseu. Que se encontra com o profeta Elias. Eliseu não se nega: deixa a sua família e se coloca a servir somente a Deus. Encontramos aqui as condições ideais para uma vocação: Deus chama, o chamado responde e rompe com o passado e assume um novo gênero de vida a serviço de sua missão.
No evangelho de hoje parece que Jesus torna as coisas difíceis para aqueles que desejam segui-los
-Para um promete que vai viver na extrema pobreza (as raposas têm suas tocas mas o filho mas o filho do homem não tem onde reclinar a sua cabeça)
-Ao outro pede que abandone a sua família sem sequer enterrar o Pai- para os Judeus enterrar os mortos era um dos mais sagrados deveres ainda, mas quando for um o Pai.
- ao outro ainda impede de despedir a sua família. Então com tudo isso podemos mesmo dizer que o chamamento de Jesus é radical.
Fica a pergunta o que é seguir Jesus?
Então quem pode seguir Jesus?
São Paulo na segunda leitura, começa a nos responder dizendo aí está a chave para compreendermos o serviço do reino ao qual Jesus nos chama. Diz ele que Jesus nos salvou para que sejamos livres porque o reino de Deus é absolutamente contrário a escravidão, o reino de Deus é um reino de liberdade. Viver ao serviço do reino de Deus significa assumir de maneira radical a liberdade que Deus nos concedeu em Cristo e assumi-la com os seus riscos e responsabilidade. Não é fácil viver em liberdade e assumi-la de maneira responsável. Olhemos hoje quantos se acham livres e abusam da liberdade que têm?
A liberdade se expressa e alcança sua plenitude no amor. Hoje estamos diante do perigo de que muitos seres humanos têm caído na libertinagem sob pretexto de liberdade e Paulo adverte que a verdadeira liberdade, é aquela que vem do Espírito e liberta da escravidão da carne e do egoísmo.
Irmãos e irmãs levantemos a cabeça e vamos em direção a Jesus, porque seu seguimento é um convite e um dom de Deus, porém ao mesmo tempo exige nossa resposta decidida. É, pois, um dom e uma conquista. Um convite de Deus e uma meta que nos devemos propor com entusiasmo.