sábado, 3 de julho de 2010

Homilia do dia 04/07/2010-Solenidade de São Pedro e São Paulo – Apóstolos.




Quando passamos ou visitamos as Igrejas mais antigas, nos deparamos em ambos os lados do interior da Igreja, as imagens dos Apóstolos que hoje a Igreja celebra: Pedro e Paulo. O primeiro com uma chave nas mãos, símbolo de poder que lhe foi conferido por Jesus. O segundo carrega uma espada em uma das mãos e um livro em outra, o livro representando à palavra de Deus que tanto pregou e a espada de dois gumes represetando as colunas da Igreja.

Hoje celebramos a solenidade destes dois Apóstolos que com o seu testemunho constituíram o alicerce para a formação da Igreja impulsionando-a sustentando-a na missão. discípulos missionários de Jesus como desejamos ser hoje, eles comunicaram o evangelho de maneira diferente. Isto anima a cada um dos filhos e filhas de Deus  buscando em Pedro e Paulo a força para testemunhar Cristo.
Na liturgia de hoje lembramos também com muito carinho o papa Pastor de todos os fiéis católicos.
No evangelho de hoje Jesus se dirige ao grupo dos discípulos perguntando: ”E vós quem dizeis que Eu só” Pedro afirma com toda a certeza" Tu és o Messias o filho do Deus vivo" Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso mas o meu Pai que está no céu"  Pedro ao confessar que Jesus é o messias, recebe a responsabilidade de confirmar os irmãos na fé. Tu és Pedro e sobre esta pedra  edificarei a Minha Igreja". Mesmo com as suas fraquezas, Pedro tornou-se firme no apostolado e no testemunho da boa nova do reino. Observamos na Primeira leitura que a Igreja rezava unida por Ele quando foi preso por Herodes.

Paulo por sua vez a partir da experiência do ressuscitado, muda de vida de perseguidor a perseguido, e se mantém firme na sua missão de missionário. Na segunda leitura Ele mesmo diz a força de levar o evangelho a todos os homens vem de Deus. “A ele a glória pelos séculos sem fim”.
Assumimos hoje o firme propósito de seguir Jesus, mas que nossa decisão não seja um simples discurso, pois, assumir a resposta de Jesus significa vê-lo com os olhos da fé. Seguir Jesus é ter a certeza de que ele não nos abandona caminha conosco, está presente nas nossas comunidades nos nossos trabalhos é ele que nos liberta das correntes com que o mundo tenta nos aprisionar como libertou Pedro
Com Pedro somos chamados a confessar que Jesus é o Messias, o Filho de Deus. Com Paulo somos convidados a levar o evangelho de Cristo a todos os homens. Consciente das dificuldades que vamos enfrentar busquemos no testemunho dos Apóstolos Paulo e Pedro a coragem para sempre continuarmos a caminhar.
   

Arcebispo do Lubango-Angola, Dom Gabriel Mbiligui ,recebe o Pálio das mãos do Papa Bento XVI

O Papa Bento XVI  presidiu  no dia 29 de Junho de 2010, no Vaticano, por ocasião da Solenidade dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo. Durante a missa, trinta e quatro Arcebispos receberam o Pálio. De entre eles Dom Gabriel Mbilingui CSSp, antigo provincial dos Espiritanos de Angola e antigo conselheiro geral da Congregação.  É atualmente Arcebispo do Lubango-Angola e presidente da C.E.A.S.T- Conferência Episcopal de Angola e São Tomé.

O Pálio é um símbolo que manifesta a particular união do Arcebispo que o recebe com o Bispo de Roma. Trata-se de uma faixa branca de lã colocada sobre os ombros que representa o bom Pastor que leva consigo o cordeiro até dar a própria vida, como o recordam as seis cruzes pretas bordas no paramento.