domingo, 31 de outubro de 2010

Igreja de Angola em Luto: morreu Dom Mateus vítima de acidente de viação


Ontem dia 30 de Outubro morreu vítima de acidente de viação Dom Mateus, Bispo da diocese do Namibe
O prelado regressava da II Assembleia Anual da CEAST, realizada de 20 a 27 de Outubro, onde participou com o seu entusiasmo de sempre. Depois do encontro, deslocou-se a Huambo, sua terra natal, e já estava de regresso para Namibe.
Segundo testemunhas, conduzindo a sua viatura, deparou-se subitamente com um boi cortando a estrada. D. Mateus fez tudo para evitar o pior, mas o desastre acabou por acontecer. A equipa de socorro vinda de Benguela encontrou o bispo já sem vida.
Recorde-se que D. Mateus nasceu em 1958, no Chinguar, Província do Bié. Depois de uma passagem pelos trapistas, ingressou no Seminário Cristo Rei, no Huambo.
Foi ordenado sacerdote a 18 de Setembro de 1983, no Huambo. Como membro do clero daquela arquidiocese, desempenhou cargos de relevo, como Chanceler e Pároco da Sé Catedral.
Doutorou-se em Teologia Moral pela Academia Alfonsiana, em Roma. Em Março de 2009, foi nomeado primeiro Bispo da recém-criada Diocese do Namibe pelo Papa Bento XVI. A sua sagração episcopal aconteceu a 19 de Junho do mesmo ano, no Huambo. Tomou posse como Bispo do Namibe a 5 de Julho de 2010.
A nível da conferência episcopal, foi Presidente da Comissão Episcopal para o Apostolado dos Leigos.
A Conferência Episcopal vai divulgar nas próximas horas o programa para as exéquias de D. Mateus. Todavia, prevê-se que o funeral seja realizada entre os dias 4 e 5 de Novembro, no Namibe.


Fonte:CEAST

Lamento a  morte trágica do meu professor de Liturgia durante 3 anos no seminário maior de Cristo-Rei Haumbo Angola
Inácio sangueve.Cssp