sábado, 24 de agosto de 2019

FELIZ ANIVERSÁRIO PADRE HERIBERTO (Herbert)



Hoje nós espiritanos do grupo do Alto Juruá celebramos o aniversário dos 84 anos de vida do Padre Herbert. Cssp (comumente chamado por Pe. Heriberto).

Saiba um pouco da história daquele que deu e continua a dar sua vida em prol dos mais abandonados.
Padre Herbert Heinrich Matthias Douteil,Cssp nasceu no dia 24.8.1935 em Kempges, em Grefrath / Krefeld- Alemanhã
é o 2º filho do padeiro Paul Douteil e de Christine Douteil Depois dos estudos do primeiro grau nas escolas de Grefrath e Berssel / Harz (1941 – 1946), o liceu em Kempen / Baixa Renânia, (1946-1952) e Menden / Sauerland (1952-1955), vestição no dia 02 de fevereiro de 1954 e exame final do liceu no dia 08.03.1955 em Menden, noviciado (1955-1956) e primeira profissão no dia 7.4.1956 em Heim­bach; estudos de filosofia e teologia no Instituto de estudos superiores da Congregação do Espírito Santo em Knechtsteden (1956 - 1962), ordenação sacerdotal no dia 1.5.1961 por Dom Herman van Elswijk, CSSp., e ato de consagração ao trabalho missionário no dia 19.3.1962 em Knecht­ste­den; em seguida estudo de latim clássico e medieval, de música escolar e científica na Escola Superior de Música e na Universidade de Colônia e de Ciência litúrgica na Universidade de Bonn; licenciatura em música escolar na escola superior de Colônia (1965), em 1968, promoção em musíca científica na universidade de Colônia, defendendo a tese "Studien zu Durantis 'Rationale Divinorum Officiorum' als kir­chen­mu­sika­lischer Quelle"; em seguida até 1979, trabalho científico e de edição de obras da idade médica e de livros de bolso sobre assuntos missionários (bibliografia completa no anexo). -

Até início de agosto de 1979, ajudou na pastoral em várias paróquias ao redor de Colônia, também em Karlstadt / Meno e Süchteln, capelão hospitalar no Hospital de São Vicente em Colônia-Nippes. A partir daí, começou o trabalho missionário na Prelazia do Alto Juruá (atual diocese de Cruzeiro do Sul), de 1980 até 1993, diretor do Seminário Menor e Maior dos espiritanos em Cruzeiro do Sul; ao mesmo tempo (e até hoje) faz trabalho pastoral e social entre os índios katukina, seringueiros e atuais agricultores ao longo dos rios Campinas, Ipixuna, riozinho da Liberdade e entre os colonos do Projeto de Assentamento Dirigido de Sª Luzia /BR 364. Em favor deles foram realizadas ao tudo 96 viagens missionárias de maior duração e construídas 27 capelas e igrejas; Pe. He. ajuda na formação e desenvolvimento do sistema de saúde (farmácia de pobres em Cruzeiro do Sul, „Casa médeor“ em Rodrigues Alves, Clínica Oftal­mológica e Odon­to­ló­gica 'Santa Ma­ria' em Cruzeiro do Sul, cofundador da „Policlínica Cruzeiro do Sul“ no ano de 2001, construção da escola infantil 'São Jorge' em Rodrigues Al­ves, colaborador na Pastoral da Criança nas paróquias de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Guajará e Rodrigues Alves e na área do Projeto Sª Luzia; desde 1.1.2003 projeto/fundação „Menino Jesus de Nazaré“ em prol de crianças especiais e suas famílias em quatro municípios; presidente da diretoria da „Fazenda da Esperança Dom Luís Herbst“ em Mâncio Lima [2.09.2008] para dependentes químicos, fundador do FUNDO HERIBERTO DOUTEIL, administrado pela casa-mãe Espiritana, em Roma, para o bem da missão que os confrades espiritanos realizam junto de crianças e jovens em risco, no continente Africano [outubro 2008])

Pe. Heriberto se destacou com editor de livros com assuntos missionários e manuais de catequese (veja bibliografia em anexo) – De 1980 até 1993, ele formou catequistas no „In­stituto Santa Teresinha“ em Cruzeiro do Sul, de 1994 até 2002, era professor de filosofia e sociologia na faculdade filosófica e teológica do Seminário Maior da diocese de Cruzeiro do Sul. Desde 1990 formou catequistas leigos no PAD Sª Luzia – fundou o "Museu Mis­sio­lógico 'Padre Alberto Urban'" em Cruzeiro do Sul (em janeiro de 2006, aquela parte que contem a coleção arqueológica, antropológica e seringalística, já foi presenteada ao Governo do estado do Acre).

- De 1995 até 2000 era superior da casa distrital em Cruzeiro do Sul – Deste 1. de maio de 2000, grava programas diários de 30 minutos cada no programa de „Ave-Maria“ nas emissoras „Verdes Florestas“ e „Integração“, a partir do dia 01 de janeiro de 2003 dois outros programas diários de 15 minútos cada na emissora „Verdes Florestas“: „Bom dia, meu Pai, bom dia, meu irmão“ (15 minutos de oração de manhã), e „Boa noite, meu Pai, boa noite, meu irmão“ (15 minutos de oração à noite). – De abril até outubro de 2003, gravou, três vezes por semana, programas religiosos de curta duração na emissora „FM Juruá“ –

No dia 8.9.2005 foi nomeado Vigário Geral da diocese de Cruzeiro do Sul para um período de três anos, a fim de „ajudar na administração diocesana, estando em sintonia com o bispo, cuidar da correspondência para os benfeitores da Alemanha, bem como representar a mencionada diocese perante toda e qualquer autoridade e junto aos órgãos da administração pública e privada, conforme o Cânon 475 do Código de Direito Canônico“. – Neste período, para segurar mais as bases financeiras da diocese, foram constuídas 40 casas a serem alugadas e vendidos os lotes restantes da fazenda do antigo Seminário Menor, e para a melhoria da formação do clero diocesano, foi introduzido o propedêutico. No dia 31 de dezembro de 2008, ele entregou o cargo de Vigário Geral por motivo de saúde. De novo nomeado vigário Geral pelo período de 1.1.2011 até 31.12.2012. De 2016 até a presente data o padre Heriberto, acompanha a Fazenda feminina Maria Madalena, Oi projeto menino Jesus e preside as celebrações onde é convidada de modo especial na comunidade Shalom e na capela São Francisco, isto é, no conjunto São Francisco.



Nenhum comentário:

Postar um comentário