quarta-feira, 6 de março de 2019

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2019

Todos os anos por ocasião da Quaresma, a igreja no Brasil  com a  Campanha da Fraternidade, trás um tema para reflexão de uma determinada realidade, social ou eclesiológica. 

A cerimonia de abertura da Campanha da Fraternidade foi realizada  hoje na sede provisória da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), pelo bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário-geral da entidade, dom  Leonardo Steiner que na ocasião leu a mensagem que o papa Francisco enviou especialmente para a abertura da Quaresma e da Campanha da Fraternidade. No documento, o papa convidou os cristãos a se preparar para a vitória de Jesus Cristo por meio de práticas penitenciais de jejum, da esmola e da oração. O papa citou a Campanha da Fraternidade, proposta pela Igreja no Brasil durante o período da Quaresma, que tem início nesta quarta-feira de Cinzas e se estende até a celebração da Páscoa, dia 21 de abril, como um “caminho pessoal e comunitário em direção à Páscoa de Cristo”

Para este ano 2019,temos como tema: Fraternidade e Politicas Públicas e Lema: " Serás Libertado  pelo direito e pela Justiça"

OBJETIVO GERAL
Estimular a participação em Políticas Públicas, à luz da Palavra de Deus e da Doutrina Social da Igreja para fortalecer a cidadania e o bem comum, sinais de fraternidade.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
01 – Conhecer Políticas Públicas como são formuladas e aplicadas as estabelecidas pelo Estado brasileiro.
02 – Exigir ética na formulação e na concretização de Políticas Públicas.
03 – Despertar a consciência e incentivar a participação de todo cidadão na construção de Políticas Públicas em âmbito nacional, estadual e municipal.
04 – Propor Políticas Públicas que assegurem os direitos sociais aos mais frágeis e vulneráveis.
05 – Trabalhar para que as Políticas Públicas eficazes de governo se consolidem como Políticas de Estado.
06 – Promover a formação Política dos membros de nossa Igreja, especialmente dos jovens, em vista do exercício da cidadania.
07 – Suscitar cristãos católicos comprometidos na política como testemunho concreto da fé.
GESTO CONCRETO
O gesto concreto com o qual os fiéis demonstram seu comprometimento com a evangelização e a promoção da dignidade dos pobres e oprimidos se manifesta na coleta da solidariedade. Essa coleta é realizada anualmente no Domingo de Ramos, que neste ano é dia 14 de abril. Ela acontece em todo o país, nas comunidades católicas e ecumênicas.
PARA ONDE VAI O DINHEIRO?
Fundo Nacional de Solidariedade ou Fundos Diocesanos de Solidariedade:
60% dos recursos são utilizados para dar apoio a projetos sociais da própria diocese. Com esses 60% a Cáritas Diocesana ajuda a nossa diocese a administrar esse fundo, apoiando e criando projetos em toda nossa diocese.
40% da verba arrecadada na coleta da solidariedade vai para o Fundo Nacional de Solidariedade. O dinheiro é utilizado para o fortalecimento da solidariedade entre as diferentes regiões do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário