sexta-feira, 16 de julho de 2010

Congressso Missionário de Seminaristas





Decorreu nos dias 4 a 10 de Julho em Brasília o 1º Congresso Missionário Nacional de Seminaristas, organizado pela Pontifícias Obras Missionárias-Centro Cultural Missionário, Comissão Episcopal para a Ação Missionária, Cooperação Inter-eclesial, Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB.
Neste congresso participaram seminaristas diocesanos de todo Brasil e alguns seminaristas de congregações religiosas. Representando a nossa Congregação estiveram presentes os nossos confrades:  Isaac Segovia e Mario Cabral, ambos do Paraguai.
Este congresso pretende "Ajudar os seminaristas do Brasil a assumir a dimensão missionária universal da vocação cristã e presbiteral", para um olhar principalmente a uma "missão sem fronteiras".
O congresso dos seminaristas foi eminentemente participativo,tendo em vista que os próprios seminaristas foram protagonistas na colocação e na intervenção pontual e asertiva perante as colocações dos palestrantes e convidados do Congresso.
Desde os primeiros dias participaram três bispos "missionários", pela colaboração e pelo serviço e disponibilidade que ofereceram para que o congresso tivesse um tom mais aberto e crítico com relação à "Missão sem fronteiras",Eles escutaram e responderam a cada uma das colocações pertinentes de um modo louvavelmente aberto.
A opinião generalizada dos seminaristas participantes é que o congresso foi "muito proveitoso ".
No geral, a satisfação pelo sucesso do Congresso foi contagiante para com todos, que com certeza isto produzirá muitos frutos com os nossos futuros "missionários sem fronteiras"

Nenhum comentário:

Postar um comentário