terça-feira, 29 de junho de 2010

IRMÃ MARIA BORJA STREHL, NA CASA DO PAI


A família religiosa, das irmãs de  Nossa Senhora está de luto. Faleceu ontem 28 de Junho de 2010 , em Não-Me-Toque- Rio Grande do Sul, a Irmã Maria Borja.
Depois de ser professora  por 48 anos, veio como missionária para o Acre e aqui permaneceu durante 17 anos.
 De 1976 a 1984 trabalhou em Tarauacá. Foram 9 anos de entrega ao serviço do Reino nesta parcela de terra.  Aqui ela recebeu o nome de cidadã  Tarauacaense. O Padre Hunberto a chamava de Mâe. Sempre que se falava do Acre, ela perguntava com interesse e seus olhos se enchiam de lágrimas quando recordava o tempo que aqui esteve. Além de Tarauacá a Irmã Borja trabalhou 3 anos em Cruzeiro do Sul e 3 anos em Guajará.
Em seus  92 anos de vida e 69 de vida religiosa consagrada, era amante da  catequese e sabia cativar as crianças. Em suas viagens missionárias, acompanhando os sacerdotes, por duas vezes caiu no rio mas logo foi socorrida pois não sabia nadar. Das várias atividades que a Irmã Borja exerceu, se destacam: o ministério da Eucaristia, a pastoral familiar, do batismo, vocacional e da saúde, visita aos doentes e idosos e muito zelosa na devoção ao Coração de Jesus  nos grupos de Apostolado de oração. Das suas irmãs uma é religiosa e 7 sobrinhas irmãs de Nossa Senhora, entre elas a Irmã Cândida e 2 sobrinhos Sacerdotes Redentoristas  .
Que Deus a receba.!!!

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Em breve o município do Jordão Terá uma Igreja construída de raiz






Em breve a comunidade católica  São Sebastião do município do Jordão, pertencente a Paróquia são José terá uma Igreja que está a ser construída de raiz. As obras começaram o ano passado e estão a ser acompanhadas pela Irmã Nonata e a Senhora Ronalda, que não se cansam, tudo para o bem do fiéis daquela parcela de terra. A Obra é fruto das doações que  o padre  Humbert (de feliz memória) deixou, vindas da  Alemanha, doações de pessoas de boa vontade e o esforço da própria comunidade. 



Irmã Nonata  Ronalda e colaboradoras  vendo a planta da Igreja


Início das obras



Obras em  curso.



Parte lateral da Igreja



Parte traseira da Igreja.



cobertura.


Altar.


Altar.


Parte traseira em acabamentos.

Parabéns a todos que direta ou indiretamente têm  contribuindo para o bem da Igreja no município do Jordão  
Pe. Inácio.Cssp. 

sábado, 26 de junho de 2010

Homilia do 13º Domingo comum- 27. 06. 2010

Leituras
 I Rs.19,16b.19-21
Sl. 15(16),1-2a.5.7-8.9-10
Gl 5,1.13-18
Lc. 9,51-62


O que é seguir Jesus?

A Idéia de seguir Jesus nos leva a pensar naquilo que chamamos vocação. Todos nós a partir do batismo somos chamados por Jesus para segui-lo. É verdade que Jesus chama a todos, mas dá a cada um, um modo diferente de seguir e assumir uma nova vida na igreja.
Assim a primeira leitura narra à vocação do profeta Eliseu. Que se encontra com o profeta Elias. Eliseu não se nega: deixa a sua família e se coloca a servir somente a Deus. Encontramos aqui as condições ideais para uma vocação: Deus chama, o chamado responde e rompe com o passado e assume um novo gênero de vida a serviço de sua missão.
No evangelho de hoje parece que Jesus torna as coisas difíceis para aqueles que desejam segui-los
-Para um promete que vai viver na extrema pobreza (as raposas têm suas tocas mas o filho mas o filho do homem não tem onde reclinar a sua cabeça)
-Ao outro pede que abandone a sua família sem sequer enterrar o Pai- para os Judeus enterrar os mortos era um dos mais sagrados deveres ainda, mas quando for um o Pai.
- ao outro ainda impede de despedir a sua família. Então com tudo isso podemos mesmo dizer que o chamamento de Jesus é radical.
Fica a pergunta o que é seguir Jesus?
Então quem pode seguir Jesus?

São Paulo na segunda leitura, começa a nos responder dizendo aí está a chave para compreendermos o serviço do reino ao qual Jesus nos chama. Diz ele que Jesus nos salvou para que sejamos livres porque o reino de Deus é absolutamente  contrário a escravidão, o reino de Deus é um reino de liberdade. Viver ao serviço do reino de Deus significa assumir de maneira radical a liberdade que Deus nos concedeu em Cristo e assumi-la com os seus riscos e responsabilidade. Não é fácil viver em liberdade e assumi-la de maneira responsável. Olhemos hoje quantos se acham livres e abusam da liberdade que têm?

A liberdade se expressa e alcança sua plenitude no amor. Hoje estamos diante do perigo de que muitos seres humanos têm caído na libertinagem sob pretexto de liberdade e Paulo adverte que a verdadeira liberdade, é aquela que vem do Espírito e  liberta da escravidão da carne e do egoísmo.
Irmãos e irmãs levantemos a cabeça  e vamos em direção a Jesus, porque  seu  seguimento é um convite e um dom de Deus, porém ao mesmo tempo exige nossa resposta decidida. É, pois, um dom e uma conquista. Um convite de Deus e uma meta que nos devemos propor com entusiasmo.


                                        

Ministerio de música da Paróquia São José, no Novenário de Nossa Srª do Perpétuo Socorro em Feijo




Está quase no fim o novenário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro,que teve início, sábado dia  19 de Junho. Esta é  a maior festa religiosa do município de Feijó. A celebração da missa e o canto do dia 23 de Junho  foi da da responsabilidade da paróquia São José de Tarauacá,  no âmbito das boas relações que as duas paróquias têm. Assim um grupo pertencente  a Lituânia, incluindo a coordenadora Nilzemar Torres e os padres Silvester e Inácio se deslocaram até a cidade visinha de Feijo para saudar os irmãos daquela paróquia



. A missa teve início as 7h.30 minutos da noite e foi presidida pelo padre Inácio, concelebrada pelo padre Silvester. 



 E as cantoras Piquena e Janaina fizeram cantar os presentes acompanhadas pelos jovens; Gimar da Paroquia São José e Agno da Paróquia de Feijó.

Piquena e Janaina



Nos instrumentos; Gilmar e Agno .

Foi um momento lindo de fé!!!
    

sábado, 19 de junho de 2010

ANIVERSÁRIO JCTK - Fotos do jantar de confraternização







Para Essa noite como para amanhã terá a celebração da santa missa de ação de graças pelo primeiro aniversário.

veja que a igreja está sendo ornamentada!!! 


sexta-feira, 18 de junho de 2010

PARABÉNS JUVENTUDE CATÓLICA DE TARAUACÁ - JCTK


    





O grupo de Jovens pertencente à Paróquia São José em Tarauacá ( Juventude Católica de de Tarauacá-JCTK )  completou o seu primeiro ano de Existência.
O grupo foi fundado  
 no dia 18 de Julho de 2009, pela Ir. Zenaide, com os atuais  coordenadores; Gilenilson (Shcell), Ramon e demais integrantes. A partir dessa data o grupo inicia uma grande caminhada e assumia uma grande missão; a de  Evangelizar

Significado do Brasão


Símbolo do Grupo



Significado do símbolo-
 Jovens que caminham sempre em busca de Jesus, seguem os seus passos e crescem na sua fé. 
têm como slogans:
1- "Juntos podemos mais"
2 -"Jovens Católicos unidos pela fé"

Hoje o grupo conta com uma coordenação lidarada pelos Jovens 
Gilenilson dos Santos Albuquerque (Shcell).
Francisco de Oliveira Morais (Dock).
Ramon Prest.
Secretário:
William Wanderley da Silva.
Vice- secretária:
Mirian
Assessores:
Ir. Zenaide,
Ir. Carlos.
Para fazer passar a data os Jovens Católicos de Tarauacá, tem marcado para hoje no SINTEAC, um jantar de confraternização, além da gincana e celebração da missa  de ação de graças marcada para sábado e domingo na Igreja Matriz de São José.  
Parabéns JCTK !!!
veja algumas fotos:

































sábado, 12 de junho de 2010

Bento XVI encerrou Ano Sacerdotal com 15 mil sacerdotes na Praça São Pedro



Uma multidão de 15 mil sacerdotes lotou, na sexta-feira, passada 11, Festa do Sagrado Coração de Jesus, dois terços da Praça São Pedro, em Roma, durante o encerramento do Ano Sacerdotal. Os padres, vindos do mundo inteiro, concelebraram com o papa Bento XVI.
De acordo com informações da Rádio Vaticano, foi a maior concelebração eucarística da história de Roma. Antes do início da missa, Bento XVI entrou na Praça de jipe aberto, e fez um giro pelos quatro setores dianteiros, sorrindo e abençoando os presentes.
Bento XVI deu início à celebração com um rito de aspersão com água benta, como ato penitencial, fazendo referência ao sangue e a água emanados do Coração do Senhor, como salvação para o mundo, evocando assim o tema da purificação.
O padroeiro dos párocos, o santo João Maria Vianney, o Cura d’Ars, foi citado na homilia do pontífice, como modelo de ministério sacerdotal em nosso mundo. O papa também abordou a questão dos abusos sexuais na Igreja e pediu um explícito perdão a Deus e ás vítimas dos abusos cometidos por sacerdotes e bispos.
“O sacerdote não é simplesmente o detentor de um ofício, como os ofícios dos quais toda sociedade precisa. Ele faz algo que nenhum ser humano pode fazer por si: pronuncia, em nome de Cristo, a palavra de absolvição dos nossos pecados e muda assim, a partir de Deus, a situação da nossa vida. O sacerdócio não é simplesmente um ofício, mas sacramento”, recordou.

Ainda em sua homilia, Bento XVI pediu mais vocações para a Igreja. “Esta vocação, esta comunhão de serviço para Deus e com Deus, existe – aliás, Deus está à espera do nosso ‘sim’. Junto à Igreja gostaríamos novamente de pedir a Deus esta vocação. Pedimos operários para a messe de Deus”.
Depois da homilia, os sacerdotes renovaram as promessas sacerdotais, como na Quinta-Feira Santa, na Missa crismal.

Bênção Final
Antes da bênção final, Bento XVI renovou o ato de consagração dos sacerdotes a Nossa Senhora, segundo a fórmula utilizada por ocasião da recente peregrinação a Fátima, e proferiu algumas palavras em português: “Queridos sacerdotes dos países de língua oficial portuguesa, dou graças a Deus pelo que sois e pelo que fazeis, recordando a todos que nada jamais substituirá o ministério dos sacerdotes na vida da Igreja. A exemplo e sob o patrocínio do Santo Cura d’Ars, perseverai na amizade de Deus e deixai que as vossas mãos e os vossos lábios continuem a ser as mãos e os lábios de Cristo, único Redentor da humanidade. Bem ajam!”.

quinta-feira, 3 de junho de 2010

FESTA DE CORPUS CHRIST MARCA FERIADO EM TARAUACÁ





A festa do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, marcou o  feriado nacional em  tarauacá.
5 horas da tarde,  se deu início a santa misssa,  presidida pelo Padre Inácio e concelebradas pelos Padres, Joaquim e Silvester.
Os fieis Católico rezaram, mostrando a sua crença em cristo presente na Eucaristia. Após a santa missa seguiu-se a habitual  procissão nas ruas  da cidade, culminando com a benção solene do Santíssimo Sacramento, na Igreja Matriz de São José. Foi um momento de fé em que a comunidade Católica seguiu Cristo Eucarístico no seu trajeto pela cidade levando o amor a Paz e a Justiça.  











A Festa de Corpus Christi



Hoje 3 de Junho  a Igreja Católica do Brasil celebra a Festa de "Corpus Christi"

A Festa de “Corpus Christi” é a celebração em que solenemente a Igreja comemora o Santíssimo Sacramento da Eucaristia; sendo o único dia do ano que o Santíssimo Sacramento sai em procissão às nossas ruas. Nesta festa os fiéis agradecem e louvam a Deus pelo inestimável dom da Eucaristia, na qual o próprio Senhor se faz presente como alimento e remédio de nossa alma. A Eucaristia é fonte e centro de toda a vida cristã. Nela está contido todo o tesouro espiritual da Igreja, o próprio Cristo.

Um pouco de história

A Festa de Corpus Christi surgiu no séc. XIII, na diocese de Liège, na Bélgica, por iniciativa da freira Juliana de Mont Cornillon, (†1258) que recebia visões nas quais o próprio Jesus lhe pedia uma festa litúrgica anual em honra da Sagrada Eucaristia.
Aconteceu que quando o padre Pedro de Praga, da Boêmia, celebrou uma Missa na cripta de Santa Cristina, em Bolsena, Itália, ocorreu um milagre eucarístico: da hóstia consagrada começaram a cair gotas de sangue sobre o corporal após a consagração. Dizem que isto ocorreu porque o padre teria duvidado da presença real de Cristo na Eucaristia.

O Papa Urbano IV (1262-1264), que residia em Orvieto, cidade próxima de Bolsena, onde vivia S. Tomás de Aquino, ordenou ao Bispo Giacomo que levasse as relíquias de Bolsena a Orvieto. Isso foi feito em procissão. Quando o Papa encontrou a Procissão na entrada de Orvieto, pronunciou diante da relíquia eucarística as palavras: “Corpus Christi”.


Em 11/08/1264 o Papa aprovou a Bula “Transiturus de mundo”, onde prescreveu que na 5ª feira após a oitava de Pentecostes, fosse oficialmente celebrada a festa em honra do Corpo do Senhor. São Tomás de Aquino foi encarregado pelo Papa para compor o Ofício da celebração. O Papa era um arcediago de Liège e havia conhecido a Beata Cornilon e havia percebido a luz sobrenatural que a iluminava e a sinceridade de seus apelos.

Em 1290 foi construída a belíssima Catedral de Orvieto, em pedras pretas e brancas, chamada de “Lírio das Catedrais”. Antes disso, em 1247, realizou-se a primeira procissão eucarística pelas ruas de Liège, como festa diocesana, tornando-se depois uma festa litúrgica celebrada em toda a Bélgica, e depois, então, em todo o mundo no séc. XIV, quando o Papa Clemente V confirmou a Bula de Urbano IV, tornando a Festa da Eucaristia um dever canônico mundial.

Em 1317, o Papa João XXII publicou na Constituição Clementina o dever de se levar a Eucaristia em procissão pelas vias públicas. A partir da oficialização, a Festa de Corpus Christi passou a ser celebrada todos os anos na primeira quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade.

Todo católico deve participar dessa Procissão por ser a mais importante de todas que acontecem durante o ano, pois é a única onde o próprio Senhor sai às ruas para abençoar as pessoas, as famílias e a cidade. Em muitos lugares criou-se o belo costume de enfeitar as casas com oratórios e flores e as ruas com tapetes ornamentados, tudo em honra do Senhor que vem visitar o seu povo.


Começaram assim as grandes procissões eucarísticas, as adorações solenes, a Bênção com o Santíssimo no ostensório por entre cânticos. Surgiram também os Congressos Eucarísticos, as Quarenta Horas de Adoração e inúmeras outras homenagens a Jesus na Eucaristia. Muitos se converteram e todo o mundo católico.

Fonte: Arquivado em: Eucaristia — Prof. Felipe Aquino at 2:51 pm on quinta-feira, junho 11, 2009

                                                
 
                       A Festa de "Corpus Christi "  
                   Paróquia São José- Tarauacá.
 
 
Para a nossa Paróquia de São José em Trauacá temos a seguinte programação:
 
5 horas da tarde: Missa na Igreja Matriz,
- Após a missa teremos a procissão de Corpus Christi , que terá o segiunte trajeto:
-Avenida Juvêncio de Menezes,  entrando para a rua João pessoa, Severiano ramos, retornando para Avenida António frota, e encerrando na Igreja Matriz de São José, com a benção do Santíssimo Sacramento.