sexta-feira, 26 de março de 2010

A 78 dias da Copa do Mundo, Igreja já está “em campo”




Igreja da Africa do sul acolhe os fãs de todas as equipes

Por Anita S. Bourdin

O jornalista francês Antoine Soubrier, que trabalha na África do Sul a serviço da Conferência dos Bispos da África Austral (África do Sul, Botsuana e Suazilândia) há mais de dois anos, lançou uma iniciativa “espiritual” em todos os sentidos da palavra e muito concreta
Trata-se de um website para acolher todos os fãs das equipes de futebol: http://www.churchontheball.com/.
Soubrier foi enviado à África pela ONG internacional Fidesco, para reforçar o serviço de comunicação da Conferência e formar diferentes oficinas em novos meios de comunicação.



Entrevista

–O senhor realizou o website Church on the Ball com motivo da Copa do Mundo de Futebol de 2010 que será na África do Sul: como surgiu a ideia desse website?

–Antoine Soubrier: Comecei criando uma simples página na web da conferência episcopal (www.sacbc.org.za), faz vários meses, propondo algumas reflexões sobre temas como a Igreja e o esporte, o tráfico de mulheres e crianças, a AIDS, a família, entre outros
Somente essa página registrou mais de dez mil visitantes em alguns meses, mostrando que respondia a uma importante demanda. Por isso decidimos criar um website dedicado ao acontecimento.
Essa Copa do Mundo, a primeira que se celebra no continente africano, é uma excelente oportunidade para a Igreja Católica na África do Sul, que é minoria (8% da população), para falar dela e do extraordinário trabalho que faz com os mais pobres
Um site na internet era o meio mais barato e fácil para alcançar o maior número de pessoas!
–O cardeal arcebispo de Durban, Wilfrid Napier, franciscano, apoia o senhor. O que ele falou da sua ideia?

–Antoine Soubrier: Desde o começo ele participou deste projeto. Ele mesmo é um grande fã do esporte! A ideia de um website original e atraente o motivou imediatamente.
É uma ferramenta extraordinária para os católicos que desejam acompanhar a Copa do Mundo, para conhecer os horários das celebrações, os diferentes acontecimentos eclesiais organizados em torno dos estádios, a situação da Igreja na África do Sul, os grandes lugares de peregrinação, entre outros.
Também é uma boa oportunidade para falar do trabalho dos sacerdotes e dos leigos comprometidos no seguimento de Cristo, para anunciar o Evangelho e servir a dignidade das mulheres e homens que vivem na África do Sul.
O interesse dos meios de comunicação generalistas sul-africanos (que falam da Igreja em raras ocasiões e na maioria das vezes de forma negativa) para esse website é para nós um estímulo para continuar com esse trabalho de comunicação.
–É um website interessante, cheio de ritmo e de humor, também para os que não são fãs de futebol. A quem se destina em primeiro lugar?
–Antoine Soubrier: Esse site está destinado a todos, mas em primeiro lugar aos fãs católicos, para os ajudarem a participar na vida da Igreja local que os acolhe.
Também está destinado aos católicos sul-africanos, para fazê-los sentir orgulhosos de sua Igreja através dessa ferramenta, entre outras coisas, viva e moderna, que homenageia sua cultura e fé.
Enfim, as boas referências do website certamente vão atrair visitantes de outras religiões e até não-crentes.
É uma oportunidade para destacar os valores pregados pela Igreja como a caridade, amor ao próximo, diálogo com outras religiões e culturas, entre outros
Por outro lado, no esporte se encontram alguns destes valores: respeito, perseverança, paciência, etc
Estamos criando uma capela virtual na qual terá velas com cores das equipes de futebol classificadas para a Copa do Mundo.
O visitante poderá comprar uma vela com as cores de sua equipe preferida (por um mínimo de 2 euros). O dinheiro irá diretamente para projetos caritativos locais.
–Propõe materiais, como o “livro de orações” do Mundial de 2010. O que tem de especial?



–Antonie Soubrier: Esse livro pretende ser uma ajuda prática e espiritual para os fãs católicos.
Dispõe de várias orações, a maior parte escrita por um sacerdote sul-africano, reflexões, mas também informações sobre as paróquias mais próximas dos estádios, seus dados de contato, números de telefônicos de emergências, entre outros.
É uma espécie de “livro do peregrino” para os fãs. Se encontrarmos os meios para imprimi-los com qualidade, serão distribuídos centenas de milhares de exemplares em toda as paróquias do país
Nós nos dirigimos a todos os fãs, acreditando que a verdadeira vitória é a que permite a consagração de dignidade das pessoas. Essa é a mensagem que queremos enviar.

Fonte:
ZENIT.

















Um comentário: