sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

JORDÃO NOVENÁRIO DE SÃO SEBASTIÃO.



NOVENÁRIO SÃO SEBASTIÃO -JORDÃO








Com uma novena que iniciou às 19h30min da noite do dia 10 segunda-feira ministrada pela Irmã Nonata, Senhoras Ronalda Saraiva e Nágela Figueiredo, a comunidade São Sebastião de Jordão início ao novenário de São Sebastião, umas das mais importantes e maiores festa houve novena todas as noites até o dise seguiram os leilões de prendas que são doadas pelos comerciantes, entidades e fiéis devotos a São Sebastião. Dia 20, dia do padroeiro acontece a procissão, que costuma levar para as ruas centenas de pessoas, em um verdadeiro sinal de fé que em razão da tradição e da religiosidade dos jordanenses reúne pessoas de várias localidades inclusive de outras cidades, incluindo os que já não moram mais no Jordão, mas não deixam de vir para participar das festividades.
A comunidade todos os anos desenvolve temas para ser transmitido aos fiéis durante o novenário. Segundo Irmã Nonata (liderança local da igreja católica) neste ano o tema a ser refletido pelos fiéis será aprofundar a fé, crescer nos princípios cristãos a exemplo de São Sebastião, que foi fiel a Jesus Cristo e a seu projeto.
A festa católica tem exigido a dedicação de centenas de fieis voluntários como é o caso do grupo de lideranças da comunidade que é formado por jovens, crianças, homens e mulheres que ajudam na preparação da liturgia, cânticos, ornamentação e limpeza da igreja para que tudo corra bem em todos os detalhes até a chegada do Padre que vem da cidade vizinha (Tarauacá) para finalizar a festividade.







Novenário de São Francisco à São Sebastião
 um pouco de história.

Em conversa com o Prefeito Hilário Melo e Srª Maria Nauila de Oliveira Farias (aposentada) ambos relataram um breve histórico da festividade que vem sendo celebrada desde 1952. Antes, no Jordão não se comemorava a festa de São Sebastião, era comemorada apenas a festa em honra a São Francisco pelo Senhor Francisco Dias oriúndo de Piauí. Em 1956. O pai do atual prefeito Hilário de Melo,vindo das cabeceiras do rio jordão , reuniu aproximadamente 7 a 8 comerciantes  e etes deram um pouco de vida ao Novenário de São Francisco, confiando assim oevento ao senhor Francisco Dias.Encontramos hoje ainda em honra deste senhor a Rua Francisco Dias onde fica localizada a Igreja
A festa em honra a São Sebastião era comemorada em um seringal (São Paulo) nas cabeceiras do Rio Tarauacá (hoje desabitado), era organizado pela família ALVES. Tempos depois a família mudou-se para o Jordão trazendo consigo todos os aparatos que se utilizava para o novenário no seringal São Paulo. Já em 1952 resolveram realizar a festa em honra a São Sebastião no Jordão. A primeira. E segundo eles, o sino que hoje é usado na comunidade é o mesmo que se utilizava no seringal São Paulo. Relataram ainda a passagem do primeiro Padre nas festividades em honra a São Sebastião no Jordão que foi o Padre Raimundo Gonçalves, em seguida outros padres estiveram por aqui até chegar à vez do Padre Hubert que passou (32 anos) fazendo casamentos, batizados e desobrigas na região.

Embora o aspecto religioso seja o principal objetivo do novenário, Jordão tem um grande movimento em sua economia, especialmente no setor do comércio e serviços. As tradicionais barracas já estão montadas desde o natal. Os empresários do ramo acreditam que essa época do ano é ótima para os negócios, devido o grande fluxo de pessoas, pois muita gente do interior vem à cidade e sempre reservam um dinheirinho a mais para gastar. Desta forma o novenário e a procissão já fazem parte da tradicional vida do povo jordanense tornando-se um referencial na organização da vida dos produtores rurais, moradores dos seringais e das aldeias que se programam para estar na cidade nesse período para além de se divertir, comprar e usar desse momento de fé para agradecer e estar em comunhão com as pessoas para pedir a Deus e a São Sebastião que continue abençoando o Jordão.


Fonte:
Rádio FM Cultural de Jordão
Matéria: Mauro Brito

Nenhum comentário:

Postar um comentário