segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

DEUS NÃO FAZ TRUQUES DE MÁGICA PARA NOS ENTRETER.

" Apareceram os fariseus e começaram  a discutir com Ele e, para testa´-lo pediam-lhe um sinal do céu"
(Mc 8,11)

Senhor; não permitas que nos percamos maravilhados com os truques do mundo,com a fascinação do oculto. Sê nossa Rocha firme
e único referencial, e ensina-nos a confiar em teu amor. Amém

domingo, 16 de fevereiro de 2014

UM ENCONTRÃO QUE MARCOU A CAMINHADA DA FAMÍLIA ESPIRITANA NA AMÉRICA LATINA




Os espiritanos presentes na América Latina, Leigos(as) e religiosos(as), estão reunidos desde do dia 29 de janeiro de 2014, na casa de Retiro Irmãs Cabrini, em São Paulo. O grupo soma um número em torno de 110 membros da Família Espiritana. O tema do Encontrão nos fala sobre a Identidade e Missão espiritanas latino-americana para o mundo.

Alegria, abertura, entusiasmo deram o tom do nosso encontro, isto está fazendo com que o evento aconteça de maneira muito descontraída e ao mesmo tempo profunda.
Os quatro palestrantes, entre eles o Superior Geral, Pe. John Fogarty, abordaram temas como Espiritualidade dos fundadores, Identidade Espiritana nos novos ambientes e campos da missão no mundo de hoje, Espiritualidade e missão feminina da Família Espiritana na América Latina e Missão Espiritana e os novos desafios na América latina.
Alegria, abertura, entusiasmo deram o tom do nosso encontro, isto está faz com que o evento aconteça de maneira muito descontraída e ao mesmo tempo profunda.

Os quatro palestrantes, entre eles o Superior Geral, Pe. John Fogarty, abordaram temas como Espiritualidade dos fundadores, Identidade Espiritana nos novos ambientes e campos da missão no mundo de hoje, Espiritualidade e missão feminina da Família Espiritana na América Latina e Missão Espiritana e os novos desafios na América latina.
Quando se tratava da espiritualidade, foi destacado não o fazer, mas o ser do espiritano, marcado pela simplicidade, compromisso com os pobres, consciência de suas fraquezas e a confiança em Deus. Em outras palavras, Pe. José Costa, quem ministrava a palestra sobre espiritualidade, fala de uma espiritualidade que vai além dos documentos, da Regra de Vida, algo inerente ao ser de cada espiritano.

Irmã Ana Griffin, ao falar sobre a espiritualidade e missão feminina da família espiritana na América Latina, destacou a valorização da mulher e seu compromisso com luta pela a libertação. O Geral, John Fogarty, destacou a busca pelo sentido da esperança, testemunho da comunidade, sendo a esperança a base de todo horizonte.

E por último nos falou Dom Sérgio Castriani, Arcebispo de Manaus, que é membro da Província Espiritana do Brasil, ou seja, um espiritano apaixonado pela missão, destacando a missão espiritana e os novos desafios na América Latina. Dizia ele, nossa vocação é participar da missão de Cristo e ao se referir aos desafios, dizia que os desafios da missão dos espiritanos, são os desafios da missão da Igreja. E recordando as palavras do papa Francisco, Dom Sérgio dizia que um dos maiores desafios para missão hoje é a questão da formação.

Devemos ser missionários e missionárias que caminhem nas noites escuras com o povo, aquecendo o coração do povo. E por último Dom Sérgio destacou a importância dos espiritanos na Amazônia, pela a experiência e história de vida naquele chão. Os espiritanos se encontram região amazônica desde 1885, quando chegaram os primeiros espiritanos em Belém, e de lá até os dias de hoje nunca faltou a presença dos espiritanos naquela região. Grande é o número de missionários vindos de outros países e muito cedo, na flor de sua juventude perderam suas vidas, por causas de malárias, falta se assistência médica, e outros fatores, formando assim um grande cemitério, na Prelazia de Tefé, num lugar chamado Missão. Este lugar é sem dúvida, um lugar emblemático, quando se fala de missão naquela região. Hoje para os espiritanos a Igreja na Amazônia continua sendo um lugar privilegiado para viver a missão.

Este encontro irá até o dia 3 de fevereiro, e dele participam, espiritanos de vários lugares, como Bolívia, Paraguai, Alemanha, Irlanda, Roma, Portugal, Brasil e outros países do Continente Africano. Nossa esperança é saiamos daqui fortalecidos na partilha e no amor fraterno, no sentimento de pertença e animados para a missão.

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

ESTAMOS DE VOLTA!

Depois de um bom tempo de ausência no mundo da informação e formação em matéria de religião, missão e outros, o nosso Blog volta ao ar, com uma nova cara. Pedimos desde já, aos nossos leitores, as nossas sinceras desculpas. No princípio, começaremos a divulgar um pouco o trabalhos dos missionários espiritanos no mundo e de modo especial no Vale do Juruá,- Acre, sem colocar de parte outras matérias de interesse dos nossos leitores.
Quer saber mais? vai em acompanhar no blog e receba toadas as nossas atualizações.
Pe. Inácio Sangueve Pacheco.Cssp.


MORRE O PADRE GUIDO LABONTÉ

Faleceu hoje padre Guido Labonté. Membro da Sociedade das Missões Estrangeiras (SME), padre Guido atuava na região amazônica desde 1991, quando fez parte da primeira equipe eclesial apostólica responsável por trabalhar em parceria com a Igreja do Prelado de Coari (AM). Nesta ocasião, o sacerdote prestou, juntamente com a equipe, serviços ministeriais e sociais como direitos humanos, Pastoral Carcerária e Pastoral da Criança.
Em 2004, foi convidado a atuar como diretor do Centro Cultural Missionário, em Brasília. Em 2009, voltou a trabalhar no Amazonas, na Área Missionária Santa Maria Goretti da Arquidiocese de Manaus (AM).
A SME foi fundada em 1921 pelos bispos da província de Quebec, no Canadá, para contribuir no anúncio do evangelho, por meio da solidariedade com outras igrejas e outros povos e da partilha de recursos matérias, humanos e espirituais. Na América Latina, a SME atua em Cuba, Honduras, Peru, Argentina, Chile e no Brasil.
Fonte: blogdacnbb