domingo, 16 de fevereiro de 2014

UM ENCONTRÃO QUE MARCOU A CAMINHADA DA FAMÍLIA ESPIRITANA NA AMÉRICA LATINA




Os espiritanos presentes na América Latina, Leigos(as) e religiosos(as), estão reunidos desde do dia 29 de janeiro de 2014, na casa de Retiro Irmãs Cabrini, em São Paulo. O grupo soma um número em torno de 110 membros da Família Espiritana. O tema do Encontrão nos fala sobre a Identidade e Missão espiritanas latino-americana para o mundo.

Alegria, abertura, entusiasmo deram o tom do nosso encontro, isto está fazendo com que o evento aconteça de maneira muito descontraída e ao mesmo tempo profunda.
Os quatro palestrantes, entre eles o Superior Geral, Pe. John Fogarty, abordaram temas como Espiritualidade dos fundadores, Identidade Espiritana nos novos ambientes e campos da missão no mundo de hoje, Espiritualidade e missão feminina da Família Espiritana na América Latina e Missão Espiritana e os novos desafios na América latina.
Alegria, abertura, entusiasmo deram o tom do nosso encontro, isto está faz com que o evento aconteça de maneira muito descontraída e ao mesmo tempo profunda.

Os quatro palestrantes, entre eles o Superior Geral, Pe. John Fogarty, abordaram temas como Espiritualidade dos fundadores, Identidade Espiritana nos novos ambientes e campos da missão no mundo de hoje, Espiritualidade e missão feminina da Família Espiritana na América Latina e Missão Espiritana e os novos desafios na América latina.
Quando se tratava da espiritualidade, foi destacado não o fazer, mas o ser do espiritano, marcado pela simplicidade, compromisso com os pobres, consciência de suas fraquezas e a confiança em Deus. Em outras palavras, Pe. José Costa, quem ministrava a palestra sobre espiritualidade, fala de uma espiritualidade que vai além dos documentos, da Regra de Vida, algo inerente ao ser de cada espiritano.

Irmã Ana Griffin, ao falar sobre a espiritualidade e missão feminina da família espiritana na América Latina, destacou a valorização da mulher e seu compromisso com luta pela a libertação. O Geral, John Fogarty, destacou a busca pelo sentido da esperança, testemunho da comunidade, sendo a esperança a base de todo horizonte.

E por último nos falou Dom Sérgio Castriani, Arcebispo de Manaus, que é membro da Província Espiritana do Brasil, ou seja, um espiritano apaixonado pela missão, destacando a missão espiritana e os novos desafios na América Latina. Dizia ele, nossa vocação é participar da missão de Cristo e ao se referir aos desafios, dizia que os desafios da missão dos espiritanos, são os desafios da missão da Igreja. E recordando as palavras do papa Francisco, Dom Sérgio dizia que um dos maiores desafios para missão hoje é a questão da formação.

Devemos ser missionários e missionárias que caminhem nas noites escuras com o povo, aquecendo o coração do povo. E por último Dom Sérgio destacou a importância dos espiritanos na Amazônia, pela a experiência e história de vida naquele chão. Os espiritanos se encontram região amazônica desde 1885, quando chegaram os primeiros espiritanos em Belém, e de lá até os dias de hoje nunca faltou a presença dos espiritanos naquela região. Grande é o número de missionários vindos de outros países e muito cedo, na flor de sua juventude perderam suas vidas, por causas de malárias, falta se assistência médica, e outros fatores, formando assim um grande cemitério, na Prelazia de Tefé, num lugar chamado Missão. Este lugar é sem dúvida, um lugar emblemático, quando se fala de missão naquela região. Hoje para os espiritanos a Igreja na Amazônia continua sendo um lugar privilegiado para viver a missão.

Este encontro irá até o dia 3 de fevereiro, e dele participam, espiritanos de vários lugares, como Bolívia, Paraguai, Alemanha, Irlanda, Roma, Portugal, Brasil e outros países do Continente Africano. Nossa esperança é saiamos daqui fortalecidos na partilha e no amor fraterno, no sentimento de pertença e animados para a missão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário