quinta-feira, 21 de julho de 2011

Cruzeiro do Sul realiza o 1º Encontro Missionário Diocesano



Com início na sexta, último dia 9, sob a responsabilidade do Conselho Missionário Diocesano - COMIDI, a Diocese de Cruzeiro do Sul-AC, preparou um encontro de formação missionária, no qual o foco da reflexão era a Missão Continental sob à luz das atuais Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil.

Para ajudar a desenvolver a reflexão tiveram por assessores Pe. Sidnei Dornelas, da Missão Continental e Pe. José Altevir, assessor da Comissão Missionária, ambos da CNBB.
Na noite da abertura, Pe. Altevir desenvolveu o tema Missão Continental e mostrou que o Documento conclusivo da V Conferência de Aparecida, recordando o mandato do Senhor de “ir e fazer discípulos entre todos os povos”, deseja despertar um grande impulso missionário na Igreja na América Latina e no Caribe.
Esta é, sem dúvida alguma, uma das principais conclusões deste grande encontro eclesial. A Missão Continental para uma Igreja Missionária no Continente e do Continente para o Mundo.
Se trata de despertar nos cristãos a alegria e a fecundidade de ser discípulos de Jesus Cristo, celebrando com verdadeira alegria, o “estar-com-Ele” e o “amar-com-Ele” para sermos enviados para a missão. “Não podemos deixar passar em branco esta hora da graça. Necessitamos de um novo Pentecostes! Necessitamos sair ao encontro das pessoas, das famílias, das comunidades e dos povos para lhes comunicar o dom do encontro com Cristo, que plenificou nossas vidas de “sentido”, de verdade e de amor, de alegria e de esperança. Em fim, a Missão Continental convida a Igreja na América Latina e Caribe se colocar em estado permanente de Missão. Isto implica ardor interior e confiança plena no Senhor, como também continuidade, firmeza e constância para levar “nossos navios mar adentro, com o poderoso sopro do Espírito Santo, sem medo das tormentas, seguros de que a Providência de Deus nos proporcionará grandes surpresas”.
O mesmo Espírito despertará em nós a criatividade para encontrar formas diversas para aproximar-nos, inclusive, dos ambientes mais difíceis, desenvolvendo no ministério a capacidade de converter-se em “pescadores de homens”. Por fim, o assessor fez um paralelo entre cinco metas particulares da missão continental sobre a centralidade da Palavra, com as cinco Urgências apresentadas pela as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil. As metas da Missão Continental com relação a centralidade da Palavra de Deus trata-se: * Da “pastoral bíblica”, entendida como “animação bíblica da pastoral, que seja escola de interpretação ou conhecimento da Palavra, de comunhão com Jesus ou oração com a Palavra, e de evangelização ou de proclamação da Palavra"; * A formação na Lectio Divina, o exercício da leitura Orante da Sagrada Escritura, e sua ampla divulgação e promoção; * A pregação da Palavra, de maneira que realmente conduza o discípulo ao encontro vivo com Cristo, e ao seu seguimento no hoje da vida e da história".
O fortalecimento, à luz da Palavra de Deus, do tesouro da religiosidade popular de nossos povos, “para que resplandeça nela, cada vez mais, ‘a pérola preciosa’ que é Jesus Cristo, e seja sempre novamente evangelizada na fé da Igreja e por sua vida sacramental”; * A apresentação da vida dos santos, em especial da Virgem Maria, os Mártires como páginas encarnadas do Evangelho que tocam o coração e motivam o caminho do discípulo até Jesus e do missionário até ao povo.
E as cinco Urgências das DGAE: * Igreja em estado permanente de missão; * Igreja: casa da iniciação à vida cristã; * Igreja: lugar de animação bíblica da vida e da pastoral; * Igreja: comunidade de comunidades; * Igreja a serviço da vida plena para todos.
Dom Mosé Pontelo, bispo de Cruzeiro do Sul, ao falar da importância da caminhada missionária da Igreja, especialmente se referindo à Missão Continental, dizia que para uma verdadeira recepção da V Conferência, era necessário colocar este Documento ao lado da Palavra de Deus, de modo que estivesse sempre presente em nossas atividades pastorais. E hoje, acrescenta o Bispo, para uma boa recepção das DGAE, devemos repetir este gesto, trazer sempre conosco a Palavra de Deus no centro e de um lado o Documento de Aparecida e do outro, as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora.
Ainda na introdução do encontro Pe. Altevir ressaltou que a metodologia aplicada seria partindo de uma visão mais ampla da Missão Continental, da realidade da Igreja no Brasil, com a reflexão desenvolvida pela 49ª Assembleia, para chegar no projeto nacional da Missão Continental, propriamente dito.
Para a aplicabilidade do "O Brasil na Missão Continental" , Pe. Sidnei Dornelas, desenvolveu as cinco URGÊNCIAS das DGAE e a partir das mesmas os participantes do encontro, com ajuda do assessor, trabalharam as perspectivas de ação.
Seguindo esta metodologia, percebemos o quanto as DGAE poderão ser um instrumento iluminador para a operacionalidade do Projeto "O Brasil na Missão Continental".
Para aprofundar cada vez mais a reflexão sobre a importância da Palavra de Deus na vida da Igreja, presente nas DGAE, tanto quanto no "O Brasil na Missão Continental, Pe. Altevir apresentou um PowerPoint sobre a Verbum Domini, que veio confirmar cada vez mais o espírito de comunhão da Igreja, com relação a prática pastoral, a evangelização e evangelização como objetivo da missão.

Autor/Fonte: Pe. José Altevir da Silva, CSSp - assessor da comissão missionária - CNBB 

Nenhum comentário:

Postar um comentário